PRK: a minha experiência com a cirurgia

por Jessica Oliveira Blaszcyk em

Esse ano eu tive a oportunidade de realizar alguns dos meus sonhos, e um deles (acho que o mais antigo de todos) era fazer uma cirurgia “a laser” para corrigir a minha miopia – fiz no mês de julho. Minha história com o uso dos óculos começou muito cedo, e sempre me incomodou muito. Aos três anos de idade eu já via televisão com a carinha colada na tela, e forçando muito a vista. Com o passar dos anos eu ficava cada vez mais cega meu grau só aumentou e era impossível viver sem óculos. Na adolescência comecei a usar lentes de contato, e muita gente nem imaginava que eu usava óculos, mas eu abusava do uso das lentes e chegava a ficar 15 horas diárias ou mais usando lentes sem dar descanso para meus olhos. Colocar lentes era a primeira coisa que eu fazia ao levantar e tirar era a última coisa antes de dormir, muitas vezes eu nem sabia onde andava meus óculos, de tanta falta de costume de usar (maior erro! O olho precisa respirar).

Scan0006trabalhada na cegueira desde sempre – expondo-me para exemplificar

Finalmente meu grau estabilizou e pude considerar essa opção, e eu me pergunto hoje como eu sofri tanto tempo dessa vida se a cirurgia é tão simples? Vamos começar do começo…

O que é PRK?
É um procedimento indicado para a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia. Existem atualmente duas técnicas mais conhecidas no mercado: a PRK e a LASIK, onde é retirado o epitélio da córnea. A cirurgia é realizada por um oftalmo, e dentro ainda dessas duas técnicas tem a opção da normal ou personalizada (eu fiz a segunda opção), onde o médico fez a cirurgia de forma específica para o meu caso.

Qual técnica devo escolher?
Cada caso é único e exclusivo, então o médico irá estudar através dos seus exames e do seu histórico qual será a melhor cirurgia para alcançar o seu resultado. “As indicações ideais são para miopias menores que 8,00 graus, astigmatismo menores que 4,00 e hipermetropias menores que 4,00” (Fonte: Site Minha Vida).

Onde eu fiz minha cirurgia e como me preparei?
Escolhi o Hospital de Olhos do Paraná, que fica próximo a praça da Espanha, fiz com o Dr. Marcelo Vilar. Precisei ficar alguns dias sem usar lente de contato, inclusive porque eu precisava fazer uns exames, então já emendei tudo, mas essa foi a parte mais difícil, fiquei acho que uma semana de óculos. Como o médico pede também para evitar maquiagem nos olhos, eu dei um descanso geral e fiquei uma semana também sem maquiagem (rímel, lápis, delineador e sombra).

Os 10 minutos mais esperados da minha vida
A cirurgia PRK tem uma duração média de 10 minutos, e eu lembro perfeitamente de cada detalhe da cirurgia, porque você faz ela acordado. Minha maior recordação foi que o médico antes da cirurgia me disse para olhar um relógio que estava na parede e dizer que horas que eram, e é CLARO que eu não enxergava os ponteiros e disse que não conseguia saber. Assim que levantei da mesa de cirurgia, 10 minutos depois ele fez a mesma “piada” e eu já enxergava os ponteiros. Sério que coisa mais emocionante. Lembro também de todas as sensações, pois a anestesia é feita localmente com um colírio, então ele abre seu olho e você tem que ficar olhando para determinado ponto durante todo o procedimento. Você escuta todos os barulhos que a máquina faz, sente um cheiro de queimado, depois fica tudo preto, e fim! Confesso que é uma sensação beeem angustiante, pois por mais que você esteja anestesiado, você sente ele raspando sua córnea e depois aplicando o laser, é uma aflição bem suportável, mas super desagradável. A duração da internação (entre chegar no hospital, fazer a cirurgia e ir para a casa) dura em média uma hora, lembrando que o paciente deve ir acompanhado, pois não poderá dirigir, e não é legal andar sozinho por ai depois de uma cirurgia dessas. Ah, e não esquece de levar um óculos de sol! Os olhos ficam muito sensíveis.

A recuperação
Sem dúvidas esse é o momento mais chatinho e difícil e que Deus me perdoe, mas cheguei por alguns momentos a me arrepender de ter feito a cirurgia. (A recuperação da PRK é bem mais lenta que do Lasik). Eu tinha uma sensação de dor nos olhos, lacrimejamento constante, como se alguém tivesse o dia inteiro cortando cebola na minha cara, e eu tive muita sensibilidade a claridade, ficava de óculos de sol até em casa. Essa novela demorou mais ou menos 5 dias. O médico receita uma série de colírios e no primeiro dia você  passa praticamente o dia todo pingando eles, pois tem toda uma sequência exata que você tem que seguir, fazer compressa, pingar outro, mais compressa, e isso com uns 5 colírios, daí quando acaba começa tudo de novo. O uso do tampão não é necessário, mas você sai da sala de cirurgia com uma lente de contato (sem grau) e fica com ela por uma semana (ela serve como curativo mesmo). Outro ponto importante é que você deve manter seus olhos úmidos o tempo todo, e depois de tudo isso começam as visitas ao oftalmo: a primeira é no dia seguinte à cirurgia, depois você volta uma semana após a cirurgia, depois 30 dias após a cirurgia, três meses após a cirurgia, seis meses após a cirurgia e a partir disso ele te dá alta e você só precisa voltar lá uma vez ao ano.

Na época que fiz minha cirurgia eu li muito sobre o assunto na internet, e a maioria das coisas que li foram negativas, e eu fiquei muito assustada, pois já tinha feito a cirurgia! Desde gente falando que demorou um ano para enxergar 100% até gente contando histórias ruins. Minha maior dica então é: encontre um médico de confiança, que te passe segurança e acredite no que ele te falar. As pessoas escrevem muito lixo na internet, principalmente coisas negativas.

74483d26e23311e1827612313814176c_7
Você depois da cirurgia deverá se cuidar – o médico irá passar as recomendações mais certas que eu, afinal não sou médica, mas me lembro das seguintes recomendações:  

– Evitar esportes coletivos por 30 dias
– Evitar coçar ou esfregar os olhos (minha maior dificuldade na vida)
– Evitar piscina, mar, sauna e maquiagem por 30 dias
– Evitar esforço físico durante uma semana
– Iniciar o uso da medicação ao chegar em casa
– Ao lavar o rosto, evitar esfregar as pálpebras
– Sempre lavar bem as mãos com água e sabonete antes de cuidar dos olhos

Custo da cirurgia
Eu não consegui cobertura do plano de saúde (tenho AMIL) porque eles alegavam mil coisas, são super burocráticos e ficavam pedindo mil exames de anos anteriores (máquina do tempo, cade você?), então paguei particular em média R$ 4.500,00. Outros custos que devem ser considerados também são os colírios que são bem carinhos.

A minha visão ficou 100% em duas semanas (quando estava quase 100% na primeira semana tive que tirar a lente/curativo e a visão dá uma piorada nesse momento, mas em poucos dias foi voltando de forma gradual a visão). Então, se você quer realizar esse sonho meus conselhos são bem simples: tenha paciência, pois qualquer cirurgia tem prós e contras. Não leia besteiras na internet e tire todas as suas dúvidas com seu médico antes de qualquer coisa.

Para fechar eu vou contar pra vocês “o que mudou na minha vida ou o eu posso fazer agora que não fazia antes”:

  • Abrir os olhos e enxergar imediatamente que horas são, enxergar meu quarto e tudo que está em volta.
  • Entrar na água e não ficar com medo de piscar e a lente sair do lugar (como eu disse fazia tudo de lente, mesmo o que os médicos proíbem, como banho, sauna, mar e piscina, mas eu morria de medo de perder a lente nesses momentos).
  • Ir dormir sem ter que tirar a lente (eu morria de preguiça do ritual colocar e tirar lente).
  • Dormir em algum lugar de surpresa, sem me preparar antes, pois já deixei de dormir em casa de amiga, sogra e etc. porque estava sem a caixinha da lente e sem o renu.
  • Não preciso mais comprar renu! Viva. Nem lente de contato a cada 3 meses.
  • Minha visão não vai ficando pior com o passar do dia (chegava a noite eu já estava com os olhos muito vermelhos e lacrimejando de tanto tempo seguido com as lentes de contato).
  • Não me preocupar se sem querer caí maquiagem dentro do meus olhos (com a lente borrava tudo, era um caos. Fora quando sujava a lente e eu tinha que tirar, lavar e colocar de volta, isso eu já toda maquiada).

fotonão adianta ser bonitinho, não quero mais lhe usar

Bom, essas são as que consigo lembrar agora, assim que sai da cirurgia eu via a diferença do antes e depois em cada detalhe, agora já tou “acostumada” a não usar lente, então já tou ficando metida e esquecendo o quanto era ruim depender de algo externo para enxergar. Sem dúvidas essa foi a melhor coisa que eu poderia ter feito por mim. Estou muito feliz com o resultado e mesmo com a parte chatinha do pós operatório, eu faria tudo de novo.

Apresentação4

comentário(s) via Facebook • Comentar

19 comentários • Comentar

  1. Carolina Responder

    OI, POR FAVOR, ESTOU TAO DESESPERADA, PRECISO DE SUA AJUDA! TO COM TANTO MEDO DESTA CIRURGIA, NUNCA USEI LENTE, TENHO AGONIA! SO DE PENSAR, FICO PENSANDO NO MOMENTO EM QUE SOMOS ANESTESIADOS E AQUELE GANCHO ABRE NOSSOS OLHOS… COMO VC SE SENTIU? nao da vontade de piscar? qual foi o moento mais desesperador, digamos? ESTOU MUITO AFLITA,POR FAVOR, ME DA UMA FORCA! obrigada!!!

  2. Bia Responder

    Minha cirurgia é amanha. Acho que todo mundo que faz essa cirurgia faz o mesmo na noite anterior, se embrenha no meio de sites e blogs de depoimento, o que na real só nos deixa mais angustiados.
    Devo te dizer que, nervosa, ja estava desligando a internet e indo dormir quando vi seu blog. Foi bom.. Tranquilizador! :) obrigada por compartilhar sua boa experiência e espero daqui a algum tempo estar tão satisfeita como vc parece estar! Abrç.

    1. Bia, fiquei muito feliz com o comentário. Eu sei que o começo é SUPER chato, pingar vários colírios, mas algum dia você nem vai mais lembrar desses dias chatos, pq gente tem coisa melhor que ir pra praia, piscina e fazer TUDO sem óculos ou lentes? Eu agradeço todos os dias por ter feito a cirurgia. Espero que tudo tenha corrido bem na sua e você vai logo logo está ÓTIMA.

      Beijos!

  3. Matheus Responder

    Olá.. Obrigado por compartilhar sua experiencia. Eu fiz a cirugia hoje a tarde..suuper tranquila, nao doi nada mesmo. Estou com a visao um pouco fraca ainda mas ja notei uma enorme melhora. Sabado tiro as lentes. Meu médico disse que mexer em celular ou ver tv nao interfere em nada na recuperaçao (ainda bem kkkk). Bjs

    1. Oi Matheus, que legal que você fez a cirurgia! A vida muda depois disso, fica muito melhor :D Acredita que até hoje tenho pesadelos que não enxergo de novo? Haha. Não desanima quando tirar a lente, pq dá uma caída na qualidade da visão, mas em poucos dias volta! Aproveite a vida nova, beijos e obrigada por comentar.

  4. Sarah Responder

    Jessica, estou com 20 que fiz a cirurgia e estou preocupada! Eu não enxergo nada com foco durante o dia é tudo só piora noite! Li muitas coisas ruins na internet e meu médico não esclarece minha dúvidas. Você passou quanto tempo com a visão embaçada e com dificuldadesde enxergar a noite?
    Obrigada pelo post :)

    1. Sarah, tudo bem? Olha só te digo para ter paciência e esperar porque essa cirurgia muda a vida!
      Só achei estranho essa atitude do seu médico de não esclarecer suas dúvidas. Honestamente eu não lembro exatamente quanto tempo levou para ficar 100%, aliás 100% nunca vai ficar né, porque a cirurgia corrige, mas nós que nascemos assim melhoramos muito, uns 95%, mas acho que 100% não tem como! Rsrs.

      Lembro que com uns 7 dias tirei a lente (aquele curativo) e minha visão piorou muito, acho que pra ficar okay mesmo levou um mês. Então espera que dia após dia sua visão vai melhorando, sei que dá desespero, mas não fique assim que vai passar. Lembro de chegar a dizer que me arrependi da cirurgia pq parecia que estava mal há uma eternidade, mas tenha fé que vai dar certo e ficar tudo bem, não entra na pilha dessas pessoas sem noção, pq a internet tá cheia de desgraça, mas coisa boa ninguém compartilha.

      Depois me conta quando ficar melhor. Beijos e boa recuperação.

  5. Cibele Responder

    Oii Jessica ,tudo bem?? Como sua visão esta nos dias de hoje?
    Também vou fazer a PRK daqui uns dias e confesso que estou com um pouco de receio

  6. Carlos vinicius Responder

    Oi jessica, estou no décimo dia pós cirurgia, e meu olho direito tá bem lento na recuperação, bem pouco, já o olho esquerdo já tá quase 100%. Aconteceu isso com vc? vlw

    1. Oi Carlos, não aconteceu isso não! Já está melhor?

    2. Romario Responder

      Oi! Boa tarde, Carlos!!! VC já deve está recuperado da tua cirurgia PRK, assim espero. Vendo agora teu comentário , é parecido com o meu, estou com dez dias de operado, meu olho esquerdo está com quase 100%, mas o direito está lento também. Queria saber de VC se recuperou logo e como foi a recuperação. Por favor, responda me, até mesmo por whatsap (99)9 8101-2522. Pode ser qualquer pessoa que passou por essa cirurgia PRK.

  7. Bárbara Responder

    Oi Jessica, bom dia, fiz minha cirurgia tem 3 dias e foi a PRK no olho direito. Confesso que a irritação passou no 3° dia, mas uma coisa me deixa aguniada. O olho ainda está um pouco inchadinho, não sei se o seu ficou e se ficou ele melhora quando? para os que estão receosos fiquem não! A cirurgia é super tranquila e como meu médico disse casa pessoa vai sentir um coisa. O rapaz que tava do meu lado que fez a cirurgia nos 2 olhos PRK não conseguia abrir o olho e eu tava sem o óculos escuro na clínica com o olho aberto normal…

    1. Oi Bárbara, peço desculpas pela demora em te responder. Como está seu olho agora? Já deve ter melhorado bem.

      Eu sempre falo, a cirurgia foi a melhor coisa que já fiz na vida. Já se passaram 3 anos e não canso de agradecer a Deus todo dia pela tecnologia nos dar essa oportunidade. Sou muito mais feliz sem precisar colocar óculos e lente hehe.

      Beijão!

  8. gisa Responder

    nossssa foi um dos comentarios mais simples e feliz q ja li.
    vou fazer a minha dia 12/03/16 muito muito ansiosa e muito feliz.
    tenho certeza q sera a melhor coisa q irei fazer. gracas a deus meu plano (unimed) ira cobrir tudo !!!!
    trabalho na loja |Honda e eles me dao plano de saude. estou muito feliz e agradecida !
    um bjaoooo

  9. Daniela Responder

    Oi Jéssica! Que maravilha ter achado seu depoimento. Sua história é exatamente igual a minha. Copiei trechos do seu relato e mandei para o meu namorado e ele me perguntou se era eu quem tinha escrito! Rsrs… menina, tirei as lentes ontem e estou naquele período crítico em que a visão piora (Muito), chegando a parecer a visão que a gente tinha antes de fazer a cirurgia. E nesse momento a gente se questiona se deu tudo certo mesmo, se valeu a pena! Cheguei a colocar meus antigos óculos de grau pra ver se a visão Obrigada por

  10. Daniela Responder

    Oi Jéssica! Que maravilha ter achado seu depoimento. Sua história é exatamente igual a minha. Copiei trechos do seu relato e mandei para o meu namorado e ele me perguntou se era eu quem tinha escrito! Rsrs… menina, tirei as lentes ontem e estou naquele período crítico em que a visão piora (Muito), chegando a parecer a visão que a gente tinha antes de fazer a cirurgia. E nesse momento a gente se questiona se deu tudo certo mesmo, se valeu a pena! Cheguei a colocar meus antigos óculos de grau pra ver se a visão melhorava e de o grau ainda estava aqui (ficou péssimo, ainda bem). Muito obrigada por ter compartilhado sua experiência, me tranquilizou demais. Beijos!

    1. Dani, fiquei tão feliz de ler seu comentário e saber que de alguma forma te tranquilizei e te ajudei. É muito importante essa troca de experiência, pq as vezes a gente repensa na decisão, já que o pós operatório é chatinho. Hoje, mais de três anos depois, eu ainda afirmo: foi a melhor coisa que já fiz. Acredita que as vezes tenho sonhos que eu não enxergo? Hahaha. Acordo toda preocupada. Logo mais você vai estar curtindo sua visão nova, e vai ter valido cada segundo. Beijos!

  11. Lucas Responder

    Seu grau estava estabilizado há quantos anos quando vc fez a cirurgia?

  12. joao paulo piva Responder

    Jéssica, eu fiz a cirurgia semana passada, tudo que vc relatou esta acontecendo comigo, a recuperação esta sendo gradativamente, meu olho esquerdo esta quase ok, mas o direito esta lento mas esta melhorando, parabéns pela pagina.

Deixe seu comentário